O que é o Balão Intragástrico?

O Balão Intragástrico é um dispositivo desenvolvido especialmente para ser usado no estômago, no tratamento do sobrepeso e obesidade. O Balão Intragástrico visa diminuir a capacidade do reservatório gástrico e, desta forma, proporcionar uma sensação de saciedade, resultando na diminuição da ingestão de alimentos (o paciente irá se sentir satisfeito comendo menos). O balão é uma alternativa não cirúrgica para auxiliar na perda de peso.
Confeccionado em silicone macio, flexível e inflável o balão é um dispositivo seguro: não é tóxico e não agride o estômago. Alguns tipos de Balão Intragástrico, variam de 6 a 12 meses de uso, após este período o Balão deve ser retirado ou substituído.

Qual a diferença entre Balão Intragástrico e Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica é invasiva, requer anestesia geral e cortes. Já o balão intragástrico é inserido via endoscopia, não há cortes, sem a necessidade de anestesia geral ou internação. Para a colocação do balão, o paciente é sedado e o balão é inserido pelo esôfago até chegar ao estômago e ao duodeno, onde é inflado, sendo todo procedimento com duração média de 20 a 30 minutos.

Para quem o procedimento é indicado?

A introdução do balão intragástrico está indicada em pacientes com sobrepeso, ou seja, aqueles que tem Índice de Massa Corporal (IMC* acima de 27) ou e para obesos (IMC maior que 30). Outra indicação é para pacientes super obesos, que necessitam perder peso antes da cirurgia de redução de estômago para diminuir o risco cirúrgico pela obesidade.

Qual a média de peso perdida?

De acordo com I |Consenso Brasileiro de Balão Intragástrico, a média de perda de peso no Brasil tem sido em torno de 20% do peso total da pessoa, quando esta realizou o protocolo correto de tratamento. Não raro se ultrapassa 30% e não raro também não se atinge os 20%. A obesidade é uma doença multifatorial, crônica, incurável, de difícil tratamento.

O principal benefício do balão, além de uma perda substancial de peso, é a mudança comportamental que ele ajuda a fazer através da promoção de uma reeducação alimentar, através de uma mudança de autoestima, através de uma configuração metabólica do organismo sem a necessidade de cirurgias mutiladoras.

Como funciona o Balão Intragástrico

É considerado um procedimento bastante seguro, com baixo risco de complicações, mas nem por isso isento. É realizado uma endoscopia no dia, antes da inserção do balão, para averiguar possíveis contraindicações no estômago.

Após isso, não havendo impedimentos, o médico endoscopista introduz o balão pela glote do paciente, adentrando-o até o estômago, onde se começa a infla-lo com soro fisiológico e um corante chamado azul de metileno, num volume entre 500 e 700 ml. Depois de cheio, desconecta-se o balão e o mesmo permanece no estômago. O procedimento, tanto de colocação como de retirada, é feito sob sedação endoscópica ou anestesia geral, a critério do médico examinador. Normalmente é um procedimento de uns 15 a 20 minutos.

Como o paciente se sente com o Balão Intragástrico?

É muito comum, esperado e natural, que ocorram vários sintomas após o implante do balão. Sintomas desagradáveis que tendem a diminuir muito entre 5 e 10 dias. É necessário uma dieta especifica para adaptação do balão que envolve a ingesta de 10 dias de líquidos, 10 dias de cremosos e 10 dias de pastosos. Sólidos apenas no segundo mês e sempre orientados por um profissional nutricionista.

É extremamente importante a realização de atividades físicas moderadas e regulares, não só para a perda de peso, mas também para manutenção do peso perdido. Afora isso, é importante evitar o máximo possível a ingestão de açúcar em qualquer de suas formas e de líquidos gasosos, pois estes sabotam bastante o efeito do balão.

Se o paciente se enquadrar nesse protocolo, as chances de sucesso, ou seja, uma perda média de 20% do peso total, ultrapassam 80% de chances.

Como é feita a retirada do balão?

A retirada também é feita por via endoscópica, com instrumentos apropriados e sob sedação.

Confira outros de nossos tratamentos