Obesidade x Câncer de mama

  • 05 de Outubro de 2020
  • Compartilhe
Obesidade x Câncer de mama
Além de ser o mês de prevenção ao câncer de mama, em outubro também temos o Dia Nacional de Prevenção a Obesidade. Essa relação entre a obesidade e o câncer de mama vai além do que um mês em comum.

Apesar de forte, a relação entre a obesidade e o câncer é complexa, e nem sempre determinante. Pesquisadores observam que pessoas obesas tendem a apresentar alguns cânceres com mais frequência. Esse fato qualifica a obesidade para ser um "fator que aumenta o risco", mas não uma característica determinante para que o câncer ocorra.

No caso do câncer de mama, de acordo com um estudo publicado em agosto de 2019, por um grupo da Dinamarca, a obesidade é por si fator de mau prognóstico, independentemente do tamanho do tumor primário, do grau de agressividade e do número de linfonodos axilares comprometidos. O tecido adiposo produz hormônios e mediadores químicos que, em excesso, podem favorecer a ocorrência da doença.

Muitas vezes, o câncer de mama está ligado a fatores que não podem ser modificados, como a herança genética. Mas independente se você possui predisposição genética ou não, a adoção de hábitos saudáveis pode ser uma boa medida para afastar os tumores, além de prevenir outras doenças crônicas.

A prevenção é o melhor remédio. Cuide-se.
* Os comentários não representam a opinião da clínica, a responsabilidade é do autor da mensagem.